top of page
Foto do escritorFelipe Pacheco

O ESG

Atualizado: 2 de jun. de 2022

Basta colocar no Google: "O que é ESG". Logo, virá uma série de links e artigos que definem este conjunto de siglas.

A ideia deste post é mantê-lo atualizado com as principais informações sobre o que de fato é "ESG".


O que significa:


É um acrônimo da língua inglesa que descreve Environmental(Ambiental,"E"), Social(Social,"S") e Governance(Governança,"G").


Em resumo, o termo ESG traz um conjunto de práticas direcionadas as empresas para que tenham ações responsáveis nas três práticas citadas acima. Hoje, podemos até considerar que o uso da sigla "ESG" traz um sinônimo de reputação e credibilidade nas empresas. Quem as vê, associadas às marcas das empresas, as enxergam como símbolo de baixo risco, sendo referência para empresas responsáveis e naturalmente seus títulos tornam-se mais valorosos.


Como surgiu?


Na página descrita pela valor econômico há informações mais detalhadas, e este mesmo report apresenta, em 2004, em um dos relatórios feitos pelo Pacto Global, um braço das Organizações Nações Unidas (ONU), e assinado pelo então presidente Kofi Annan, uma provocação (incentivo) para 50 presidentes de grandes instituições financeiras adotarem e integrarem práticas sociais, ambientais e de governança nos mercados de capitais.

Esta publicação ou relatório foi nomeado como: "Who Cares Wins" (Ganha quem se importa). Vamos ver adiante, maiores informações sobre este conceito. O que você acha? Quem se importa, realmente ganha no mercado? Como seria este ganho?



Tenho muito prazer em falar sobre ESG, não pelo viés "exclusivo" empresarial, mas pelo olhar em que as empresas geram de legado ao planeta, e o planeta pode ser observado na natureza ou naqueles que a habitam, pelo olhar social e pelas relações honestas.


Vamos mudar o mundo?


V0-01/06/2021


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page